SOBRE O VULCÃO
Com o objetivo de colocar para fora o que ferve por dentro, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] desenvolve espetáculos e ações aproximando diferentes linguagens, dança, teatro, literatura e vídeo e vê como motor catalisador – principal e determinante – o trabalho da/o intérprete, agente de seu tempo, que desdobra em cena a vida em suas pluralidades.
O VULCÃO tem desenvolvido projetos de investigação teatral a partir do deslocamento da literatura para a cena e da dramaturgia contemporânea de mulheres. Debruçando sobre o tema do espaço social da mulher, realizou obras a partir de grandes autoras como Clarice Lispector, Sylvia Plath, Marguerite Duras, Virginia Woolf e, também da dramaturga Dione Carlos.
Em sua trajetória, esteve como residente artístico do Programa Obras em Construção da Casa das Caldeiras, promoveu treinamento para artistas, desenvolveu atividades reflexivas como o jantar-pensamento R U M I N A R e abriu diálogo logo após suas apresentações com o VULCÃO [Conversa]. Os espetáculos criados fizeram diversas temporadas na cidade de São Paulo e em São Caetano do Sul, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Temporadas e encontros virtuais permitiram extrapolar fronteiras mais distantes. Desde 2018, estabelece parceria com a produtora CORPO RASTREADO.
O VULCÃO [criação e pesquisa cênica] recebeu o prêmio incentivo Lei Aldir Blanc de apoio à cultura que possibilitou uma série de ações transmitidas on-line em 2021. Foi selecionado pelo PROAC na plataforma #CULTURAEMCASA para realizar licenciamento sem exclusividade do espetáculo Rosa Choque. E, em 2022 foi contemplado em primeiro lugar com o 15a. Prêmio Zé Renato - Secretaria Municipal de Cultura para o projeto de circulação integrada ÁGUAS do MUNDO e BRINCAR de PENSAR.
